A Secretaria Municipal de Educação iniciou o período de formação para professores da pré-escola, 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental, séries iniciais que compreende o ciclo de alfabetização. A atividade faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e segue até o mês de maio com dois polos, um na sede da SME, destinado para a educação infantil e outro na escola Coronel, para o ensino fundamental.

Realizada através de uma parceria com o MEC, UFSCar e Unesp, a qualificação tem como eixo principal a formação continuada dos alfabetizadores das escolas da rede municipal, assessoras pedagógicas e alguns diretores do município.

“O objetivo é refletir sobre a prática pedagógica, avaliando-a e redimensionando-a de modo a atender as especificidades dos estudantes, possibilitando o avanço de todos, respeitando o percurso escolar e os direitos de aprendizagem para cada série/ano. O PNAIC vem para contribuir com a formação profissional dos educadores e valorizar o trabalho realizado em sala de aula”, relatou a secretária de Educação Márcia Domiciano.

Pnaic
O PNAIC é um compromisso assumido pelos governos Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a “Alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

Recomendadas para você