O Fernandópolis Futebol Clube estreia na tarde deste sábado, 7, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Após um ano de inatividade entre os profissionais a Águia enfrenta, em confronto marcado para as 16h, o Catanduva FC, equipe debutante no futebol profissional. O duelo será no Estádio Silvio Salles, em Catanduva.

O Fefecê faz parte do Grupo 2 da competição, que reúne além da Águia e do Catanduva FC os tradicionais América de São José do Rio Preto, Inter de Bebedouro, Bandeirante de Birigui, Taquaritinga, Catanduvense e José Bonifácio.

Regulamento
Na primeira fase os times jogam em turno e returno dentro da própria chave. Ao todo 40 equipes estão divididas em cinco grupos com oito times cada. Classificam-se os três melhores mais a equipe melhor classificada entre os quarto colocados. Os 16 times que avançarem formarão outros quatro grupos de quatro equipes, classificando-se os dois melhores de cada chave para a formação de dois novos grupos. Novamente os dois primeiros colocados se classificam, formando as semifinais. Os vencedores dos duelos garantem acesso à Série A-3 do Campeonato Paulista.

Volta aos profissionais
Em sua última participação em competições profissionais, o Fernandópolis teve campanha que a torcida prefere esquecer. Com apenas três vitórias a equipe ficou na 19a colocação entre 20 participantes da Série A-3 em 2016. O fiasco veio após o acesso na Segundona de 2015, quando o Fefecê ficou com o vice-campeonato ao perder a final para o São Carlos. Desde então o clube fez bons papéis em competições de base, incluindo quartas de final do Sub-20 da Primeira Divisão ainda em 2016. Neste ano o clube foi eliminado na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Curiosidades
A edição de 2018 da Segunda Divisão começa neste sábado (7). Desde 2005, quando as séries B1 e B2 foram unificadas, o torneio já registrou 4.764 jogos e 13.791 gols.

Em 2017, o torneio teve 29 participantes. Em 2018 o número cresceu, e serão 40 equipes disputando o acesso para o Paulistão A3. Divididas em cinco grupos de oito times, as equipes farão um total de 280 jogos, o que fará o torneio ultrapassar a marca de 5.000 jogos. Só como comparação, em 2017 foram 244 jogos no total.

Com média histórica de 2,89 gols por partida, é bem provável também que o torneio chegue – e supere –, a marca de 14 mil gols em sua história.

Começo e recomeço
A Segunda Divisão também é conhecida por ser um torneio que tem tradicionais equipes do futebol paulista concorrendo com agremiações recém-fundadas e que iniciam a trajetória no futebol profissional.

Entre os 40 participantes, 10 já estiveram na elite paulista. São os casos de América, Bandeirante, Catanduvense, Francana, Jabaquara, São José, Taquaritinga e XV de Jaú, que já jogaram a Segunda Divisão, e de Paulista e Comercial, que pela primeira vez estarão na disputa.

Recomendadas para você