Devido ao baixo estoque, o Hemocentro de Fernandópolis pede para que doadores de sangue se apresentem para ajudar na melhora do banco de sangue do município. A situação é considerada crítica e carece de grande trabalho de coleta. A unidade de Fernandópolis precisa de 1.200 bolsas mensalmente.

Onde e quando doar
O Núcleo de Hemoterapia se localiza ao lado da Santa Casa e funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira das 8h às 17h, às quartas-feiras das 8h às 19h e aos sábados das 8h às 12h.

Quem pode doar
Pode ser doador que tem entre 16 e 69 anos e fez a primeira doação antes dos 60. Doadores do sexo masculino devem ter mais de 50kg e podem doar a cada 60 dias, enquanto doadoras devem ter mais de 51kg e podem doar a cada 90 dias.

No dia da doação
É obrigatório apresentar documento com foto; ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior; levar sempre o nome do remédio caso esteja fazendo uso de alguma medicação; evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas. Em refeições fartas como o almoço e jantar, só doar após 3 horas; evitar o uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; não fumar por no mínimo uma hora antes e uma hora após a doação; não praticar exercícios físicos exagerados e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir veículos em rodovias após a doação; permanecer no serviço hemoterápico após a doação por 15 minutos; não forçar o braço em que foi realizada a punção no dia da doação, para evitar sangramentos e hematomas.


 

Recomendadas para você