Geral

Brasitânia comemora 74 anos nesta quinta-feira



O distrito de Brasitânia comemora seus 74 anos de fundação nesta quinta-feira, 06. Para comemorar a data, da Prefeitura de Fernandópolis fará a entrega simbólica de uma ambulância ao distrito. Infelizmente, a pandemia de coronavírus impediu que pudesse acontecer uma programação de aniversário.

O veículo, modelo Montana 1.4 – para 05 passageiros, foi adquirido no valor de R$ 71 mil e faz parte do plano de renovação da frota da Prefeitura de Fernandópolis. Ele será utilizado exclusivamente pela população do distrito. 

“Gostaríamos de fazer uma comemoração com festa, assim como acontece todos os anos. Porém, este é um ano atípico e precisamos cuidar da saúde da população. Mesmo assim, manifesto o meu carinho e consideração ao distrito e desejo tudo o que há de melhor para a população de Brasitânia”, disse o prefeito André Pessuto.

História
O povoado surgiu na década de 1940, formado por agricultores de café e criadores de gado. Em 1945, João Guerreiro Conde e Joaquim Eleotério, proprietários no espigão do Santa Rita, disputavam o poder econômico da região e, no sentido de sacramentar a posição, lotearam parte de suas terras para edificar ali o que seria mais tarde o Distrito de Brasitânia, em 06/08/1946.
A economia básica da época era algodão, feijão, milho, laranja, melancia, tomate e pecuária. A estrada do Caxi era o corredor que escoava os produtos para Fernandópolis. Hoje, a mesma estrada é paralela à rodovia dr.Percy Waldir Semeghini. Brasitânia continua sendo a maior área agrícola de Fernandópolis, caracterizada por pequenas e médias propriedades. Sua cultura também permanece rica na música sertaneja.
 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Geral