Empresa

Chegada do verão demanda cuidados extras com a pele



Reprodução Internet

O uso do protetor solar nos dias de muito sol e calor é fundamental para a proteção do corpo. Ainda que a maioria das pessoas só lembrem do protetor na hora de ir para a praia ou pegar aquela piscina, é só com a sua utilização diária que se previne doenças como câncer de pele, manchas causadas pela exposição aos raios UVA e UVB e queimaduras.

Dentre as enfermidades causadas pela exposição aos raios solares, a mais conhecida é o câncer de pele. Ele age de maneira agressiva ao corpo e pode se agravar se não tratado de forma correta. Um dos fatores de risco para a doença é a exposição extrema ao sol. Quanto mais queimaduras sem proteção adequada, maior as chances dela desenvolver a doença.

Vale lembrar que não é somente no verão que usar o protetor é importante. Sua aplicação deve ser realizada todos os dias, em qualquer estação do ano. Existem vários tipos de filtro, dentre eles o filtro em gel, aerosol e creme hidratante, fórmula mais utlizada do produto.

É considerável também que o filtro deve ser de acordo com cada tom de pele. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS (Fator de Proteção Solar), que pode variar de 2 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

O fator de proteção solar representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Por exemplo, se sua pele leva cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção solar 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (no caso, 75 minutos). O mesmo protetor sobre uma pele mais escura, que sofre os efeitos solares após sete minutos, protege por 105 minutos. Mas, cuidado. Isso não quer dizer que o FPS 60 seja quatro vezes mais poderoso que o FPS 15, mas que ele protege por quatro vezes mais tempo.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Empresa