Saúde

Coronavírus: Quando e onde procurar ajuda em Fernandópolis



Febre, mal-estar, tosse seca, falta de ar e coriza. Por mais que pareça prudente procurar atendimento médico para identificar se é gripe ou coronavírus, é importante saber quando e onde ir. Em Fernandópolis, desde o início da pandemia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um cronograma especial de trabalhos e atendimentos diários, com atenção especial aos pacientes classificados como grupo de risco.

Além de suas atividades rotineiras, todas as Unidades de Saúde estão preparadas para atender casos suspeitos de coronavírus. Portanto, em qualquer suspeita que necessitar de acompanhamento médico, a recomendação é que se procure atendimento na unidade próxima a sua residência. 

Após avaliação médica é feito o diagnóstico e verificada a necessidade da testagem por meio de exames, de acordo com o período de início dos sintomas, por PCR (nas unidades de Saúde do Jardim Paulista, Rio Grande e no CADIP) ou Teste Rápido (realizado em todas as unidades). 

A UPA também está estruturada para atendimento de casos de síndromes gripais e suspeitas de Covid-19. A procura deve ser feita após às 17h, horário de fechamento das unidades de Saúde, e aos finais de semana. Em casos de internação, todos os pacientes são encaminhados para a Santa Casa, Unidade 2, que atende exclusivamente síndromes gripais e coronavírus.     

“É importante as pessoas compreenderem que os testes só podem ser feitos em dias específicos após a contagem do início dos sintomas. Temos uma estrutura adequada de atendimento e acompanhamento de cada caso, quando necessário as unidades encaminham os pacientes para o CADIP ou para a internação. Nosso trabalho está sendo intenso e preciso, isso tem contribuído para o bom andamento dos serviços”, comentou o secretário municipal de Saúde, o Ivan Veronesi.     

ATENDIMENTO:
UBS - Quando o munícipe apresentar os sintomas (7h às 17h)
UPA – Quando o munícipe apresentar os sintomas (17h às 7h ou finais de semana e feriados)
UNIDADE II SANTA CASA – Encaminhamento do SUS e Convênios (24h)

EXAMES 
PCR 

É considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

Para realizar o procedimento é necessário ter a solicitação do seu médico. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 7º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.

TESTES RÁPIDOS
A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta. No caso do teste para COVID-19, faz-se uso de uma lâmina de nitrocelulose (uma espécie de papel) que reage com a amostra e apresenta uma indicação visual em caso positivo.

A principal diferença então é que o exame do PCR em tempo real detecta o vírus e no caso do teste rápido ele detecta os anticorpos. 
 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Saúde