Saúde

Dengue tem importante redução de casos em Fernandópolis



Prefeitura Fernandópolis

Fernandópolis tem uma importante informação para comemorar, a redução significativa nos casos de dengue em comparação aos últimos anos. Em 2015, o município registrou 1.154 casos da doença; em 2016 foram 795 e no ano passado, 21.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há nove pessoas que fizeram o exame de dengue em 2017 e que os resultados ainda não estão prontos. Porém, mesmo que os nove sejam positivos, a quantidade de casos ainda ficará muito distante em comparação aos anos anteriores.
É importante destacar ainda que para manter estes índices em 2018 é fundamental a colaboração dos moradores. Dengue é uma doença que precisa da ajuda da população para ser combatida. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a chikungunya e o zika vírus. De chikungunya foram seis casos confirmados em 2017 e de zika vírus, um.
Como a estação atual é o verão, consequentemente acontece o aumento do período de chuvas, por isso o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti precisa ser reforçado para garantir a prevenção de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
Qualquer pequena concentração de água, desde uma tampinha de garrafa a um prato de vaso pode ser um criadouro do mosquito. Cada cidadão tem o seu papel preventivo para eliminar criadouros de mosquito Aedes aegypti. Há ainda a visita de equipes frequentemente pelas residências; o uso de nebulização pesada ("fumacê") só ocorre em última instância, emergencial, e funciona para eliminar mosquitos, sem efeito prático na eliminação de criadouros.
Como prevenir:
- Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo, e as recicláveis guardadas fora da chuva;
- Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
- Caixas ;água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
- Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
- Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;
- Cuidados especiais para as plantas que acumulam água, como bromélias e espadas de São Jorge: ponha água só na terra.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Saúde