CoronaVírus

Deputados da região criticam 'gripezinha' de Bolsonaro



Deputados federais e estaduais da região de Rio Preto criticaram o tom do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 25, em cadeia nacional. Ele defendeu que deveria ser retomada a rotina e culpou a imprensa de fazer histeria por causa do Covid-19 e voltou a citar a doença como uma "gripezinha".

O deputado federal Fausto Pinato (PP) disse que Bolsonaro já está "convencido" que as consequências do coronavírus "vai detonar a economia brasileira no ano em curso". "E desesperado, contrariando a orientação dos profissionais da saúde do mundo inteiro, num lance de pouca lucidez, Bolsonaro saca da cartola, em rede nacional, o argumento segundo o qual o Covid-19 não passa de uma gripinha. Como eu adoraria que Bolsonaro estivesse certo, mas ele está totalmente equivocado, o que é lamentável. Por favor fiquem em casa. Melhor acreditarmos nas orientações da OMS, ministério da saúde e a tendência mundial", afirmou o parlamentar nas rede sociais.

Para o deputado Geninho Zuliani (DEM), o pronunciamento em cadeia nacional "deveria ser de união em torno do mal que estamos vivendo". "Irresponsável a fala do presidente da república. Contrariando a ciência e o mundo, se exaltando, conflitando com a imprensa e demais poderes. Lamentável", afirmou no Twitter. 

Para Luiz Carlos Motta, que fez até teste para o Covid-19 e deu negativo, o presidente subestimou a gravidade da crise de saúde pública que o Brasil enfrenta com a pandemia do novo coronavírus. "Suas considerações contrariam as orientações mundiais de combate ao Covid-19. Os números mostram a real necessidade de haver quarentena para evitar o alastramento da doença. Afinal, no mundo já são 110 mil casos e 19 mil mortes. No Brasil, são mais de duas mil pessoas contaminadas e, por enquanto, 46 mortes oficialmente registradas. Não se trata de uma gripezinha", disse. 

O líder do governo Doria na Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), a posição de Bolsonaro foi "equivocada". "Uma equivocada completamente diferente do que o ministro (da Saúde) vem pregando". De acordo com o tucano, o presidente vai dizer que avisou e vai tentar colocar a culpa da crise econômica em prefeitos e governadores. "Fez uma fala política. Ele sabe que daqui a três ou quatro meses a crise do vírus.  Se Deus quiser terá passado e vai sobrar uma grave crise econômica".

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), não comentou diretamente o discurso de Bolsonaro. "Em São José do Rio Preto estamos seguindo rigidamente os protocolos de prevenção e enfrentamento da pandemia. São medidas que podem significar o salvamento de muitas vidas. E desde o início deste processo tenho dito e repetido que a vida vale mais", afirmou. 

Edinho disse ainda que a Secretaria Saúde continua apelando a todos para que fiquem em suas casas e só saiam em situações excepcionais, como para a vacinação de idosos contra a gripe, e ainda assim com todas as cautelas. "O melhor dos mundos seria o vírus não se espalhar. Torcemos para que por alguma razão isso ocorra, mas na incerteza vamos prevenir", afirmou.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre CoronaVírus