SANTA FE DO SUL — Uma recente inspeção realizada na Escola Cirley Volpe Lopes Profª em Santa Fe do Sul revelou uma série de inadequações estruturais e falhas operacionais que lançam críticas sérias sobre a gestão municipal.
A inspeção, parte da Fiscalização Ordenada Nacional de 2023, identificou vários problemas graves, destacando-se a falta de recursos básicos de acessibilidade, como corrimão, sinalizações sonora, tátil e visual, além de uma infraestrutura básica falha em várias áreas.
Segurança e Acessibilidade Negligenciadas
A falta de corrimãos e de sinalizações adequadas na escola representa um descaso com estudantes e funcionários que possuem necessidades especiais ou mobilidade reduzida. Além disso, a inexistência de um Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido e a ausência de hidrantes na escola levantam questões sérias sobre a segurança no local.
As câmeras de segurança instaladas na escola estão inoperantes há três anos, de acordo com a diretora, e não há ronda escolar regular nem outros sistemas de segurança, colocando em risco a integridade de alunos e funcionários.
Problemas Estruturais e de Higiene
A inspeção também revelou uma série de falhas na estrutura da escola, incluindo rachaduras, trincas, falhas de pintura, falta de cobertura nas entradas, e pisos desgastados. Equipamentos quebrados na cozinha e na quadra esportiva, ninhos de pombas nas instalações, e inadequações na despensa e na área de consumo dos alimentos foram alguns dos problemas relatados.
Além disso, a inspeção notou uma grave inadequação nas condições de higiene, com banheiros sem papel higiênico ou sabonete líquido, e inadequações na limpeza geral da escola. Esses problemas representam um risco à saúde e ao bem-estar dos estudantes.
I Fiscalização Ordenada Nacional 2023
TCESP - SANTA FE DO SUL - CIRLEY VOLPE LOPES PROFA EM
A. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA VISITADA
A.9) Número de matrículas na data da visita:
Resposta: 439
Comentários: Segundo informado pela diretora e secretaria da escola.
A.10) Número de matrículas de estudantes com necessidade educacional especial na data da visita:
Resposta: 12
Comentários: São 6 alunos matriculados no período matutino e 6 no vespertino.
B. ACESSIBILIDADE - Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas vias de circulação na ESCOLA VISITADA
B.1.1) Corrimão e guarda corpos
Resposta: Não
Comentários: Não há corrimão. Somente guarda corpos
B.1.5) Sinalização sonora
Resposta: Não
B.1.6) Sinalização tátil (piso/paredes)
Resposta: Não
B.1.7) Sinalização visual (piso/paredes)
Resposta: Não
C. INFRAESTRUTURA BÁSICA - estrutura e conservação dos equipamentos da edificação
C.1) Na entrada da ESCOLA VISITADA, foram observadas inadequações aparentes?
Resposta: Sim
Comentários: A escola possui três entradas, sendo:
- entrada principal (em que há identificação da escola);
- entrada dos alunos do 1o ao 4o anos (sem identificação da
unidade escolar);
- entrada dos alunos do 5o ano (com identificação da escola).
C.1.1) Identificar a inadequação:
Resposta: Falta de identificação que caracterize o prédio como uma instituição escolar
Comentários: Falta de identificação na entrada dos alunos do 1o ao 4o anos.
C.2) Nas paredes da entrada foram observadas inadequações aparentes?
Resposta: Sim
C.2.1) Identificar a inadequação:
Resposta: Rachaduras/trincas, Falhas de pintura
C.3) Nas coberturas da entrada foram observadas inadequações aparentes?
Resposta: Sim
C.3.1) Identificar a inadequação:
Resposta: Outros
Comentários: Não há cobertura nas entradas da escola.
C.4) Nos pisos da entrada foram observadas inadequações aparentes?
Resposta: Sim
C.4.1) Identificar a inadequação:
Resposta: Rachadura/trinca
C.5) Nos bebedouros inspecionados, foram observadas inadequações aparentes?
Resposta: Sim
Bebedouro com torneira danificada - pátio da escola
C.5.1) Identificar a inadequação:
Resposta: Quebrado - Bebedouro - pátio - Torneira quebrada
C.8) Foi identificada portas faltantes/quebradas nos banheiros inspecionados?
Resposta: Sim, Sanitário masculino - porta sem abertura completa
C.8.1) Especificar: Sanitários masculino e feminino: porta sem abertura completa devido a erro na instalação (a porta "bate" no vaso sanitário).
C.9) Foi observada a falta de papel higiênico nos banheiros inspecionados?
Resposta: Sim
Comentários: De acordo com a direção, o papel higiênico é disponibilizado por uma funcionária da escola, que fica no pátio, pois havia muita ocorrência de vandalismo quando os rolos de papel eram
deixados nos sanitários. Os alunos os jogavam nas privadas. Sendo assim, a solução que encontraram foi disponibilizar o papel para cada aluno. No entanto, no banheiro em si, não há papel higiênico. Ausência de papel higiênico nos sanitários
C.10) Foi observada a falta de sabão para higienização das mãos nos
banheiros inspecionados?
Resposta: Sim
Comentários: De maneira geral, embora a escola tenha os dispensadores para sabonete líquido, eles estavam vazios. Ausência de sabonete
C.11) Foram encontrados banheiros com torneiras faltantes/quebradas?
Resposta: Sim
C.12) Nos banheiros inspecionados, foram verificadas inadequações aparentes?
Resposta: Sim
C.12.1) Identificar a inadequação dos banheiros inspecionados:
Resposta: Sem o revestimento cerâmico/quebrados, Falta de papel toalha, Vasos sanitários faltantes/quebrados, Falta de tampa nos vasos sanitários, Inexistência de descarga ou funcionamento inadequado, Vazamentos/infiltrações - Vaso sanitário sem tampa e sem a capinha da descarga, Ausência da capinha para acionamento da descarga, Banheiro em desuso, Piso quebrado - banheiro 5o ano
C.13) Nas paredes dos banheiros inspecionados, foram observadas inadequações aparentes?
Resposta: Sim - Identificação banheiro masculino, Mofo - banheiro masculino, Banheiro sem identificação - mofo.
C.13.1) Identificar a inadequação:
Resposta: Infiltrações/mofo
Comentários: - Mofo - banheiro sem placa de identificação, Interruptor quebrado, Mofo/infiltração
C.18) Nas paredes das salas de aula inspecionadas, foram observadas inadequações aparentes?
Resposta: Sim
Comentários: Sujeira excessiva.
C.23) Foram observadas (de forma geral) inadequações aparentes nas condições de limpeza e higienização nas dependências da ESCOLA VISITADA?
Resposta: Sim
C.23.1) Especificar:
Resposta: A lavanderia está instalada em uma sala adaptada, requerendo melhores condições de asseio.
E. INFRAESTRUTURA BÁSICA – sistema de combate a incêndio
E.1) Há Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) no prazo de validade na ESCOLA VISITADA?
Resposta: Não
E.2) A ESCOLA VISITADA dispõe de hidrantes?
Resposta: Não
F. INFRAESTRUTURA BÁSICA – Alimentação
F.2.4) Nos pisos da cozinha, foram observadas inadequações aparentes?
Resposta: Sim
F.2.6) Há equipamentos ou utensílios da cozinha que não estão em funcionamento?
Resposta: Sim
F.2.6.1) Quais equipamentos ou utensilios da cozinha não estão em funcionamento?
Resposta: Liquidificador, Exaustor
F.2.7) Na cozinha existem pias com torneiras que não estejam funcionando por falta d ́água ou quebradas?
Resposta: Sim, Torneira com vazamento
F.3.4) Foram observadas inadequações aparentes na despensa relacionadas ao armazenamento dos alimentos?
Resposta: Sim
Comentários: Incidência de sol nos alimentos.
F.5) Foram observadas inadequações aparentes na área de consumo dos
alimentos?
Resposta: Sim
G. ESPORTES E RECREAÇÃO
G.8.1) Foram observadas inadequações aparentes na quadra esportiva?
Resposta: Sim
G.8.1.1) Identificar inadequações:
Resposta: Goteiras/vazamento na cobertura
Outros:
Comentários: Cesta de basquete sem a redinha;
- Embora a foto não evidencie com tanta nitidez, identificamos vários pequenos furos na cobertura da quadra
esportiva o que prejudica a utilização em dias de chuva;
- Como a quadra não possui proteção nas laterais, quando chove, molha a quadra e prejudica a utilização pelos alunos e professores.
H. ESPAÇOS PEDAGÓGICOS – biblioteca e laboratório
H.1) A ESCOLA VISITADA dispõe de biblioteca?
Resposta: Sim
H.2) A ESCOLA VISITADA dispõe de sala de leitura?
Resposta: Sim
Comentários: É a mesma sala utilizada pela biblioteca.
H.8.2) Há computadores danificados inoperantes na ESCOLA VISITADA?
Resposta: Sim
H.8.2.1) Especificar:
Resposta: A escola possui 25 equipamentos, dos quais 5 não funcionam.
I. PERCEPÇÃO DE SEGURANÇA NO ESPAÇO ESCOLAR
I.1) A ESCOLA VISITADA possui câmeras de segurança?
Resposta: Sim
I.1.1) As câmeras de segurança estão funcionando?
Resposta: Não
Comentários: Embora tenha câmeras instaladas, de acordo com a diretora, faz 3 anos que elas não funcionam.
I.2) A ESCOLA VISITADA possui vigilância particular ou ronda escolar?
Resposta: Não
Comentários: Ultimamente a vigilância está sendo realizada por meio da Ronda escolar. No entanto, não há frequência definida.
I.3) A ESCOLA VISITADA possui botão de pânico ou equipamento equivalente?
Resposta: Não
Comentários: A diretora estabeleceu algumas ações junto com os professores/funcionários em caso de ocorrência de incidentes na escola.
I.4) A ESCOLA VISITADA possui algum outro tipo de sistema de segurança?
Resposta: Não
K. OBSERVAÇÕES FINAIS
K.1) Há outras ocorrências dignas de nota?
Resposta: Sim
- Desgaste no piso - laboratório de informática
- Dois aparelhos de ar-condicionado, dos quais um não funciona -
- Ausência de cortina - salas do 5o ano
- Ninhos de pombas
K.1.1) Descreva as outras ocorrências dignas de nota:
Resposta:
- Desgaste no piso do laboratório de informática;
- Instalação de dois aparelhos de ar-condicionado no laboratório de informática, sendo que um deles (aparelho maior) não funciona;
- Ausência de cortinas nas salas destinadas aos alunos do 5o ano;
- Há ainda muitos ninhos de pombas nas instalações da escola, o que causa sujeira e proliferação de doenças;
- Não há uma entrada "isolada" para que o público em geral tenha acesso à secretaria da escola;
- Instalação precária dos aparelhos de ar-condicionado: não há um sistema para escoamento da água. Dessa maneira, os pisos ficam molhados, podendo causar acidentes, além de propiciar o aparecimento de lodo;
- Ausência de bicicletário (entrada destinada aos alunos do 5o ano).
Ar-condicionado - água nos corredores de acesso às salas de
Ar-condicionado - água na calçada da escola
Ausência de bicicletário - entrada 5o ano
A reportagem procurou a Prefeitura de Santa Fe do Sul para comentar sobre as críticas e os problemas identificados na Escola Cirley Volpe Lopes Profª, mas até o fechamento desta matéria, não recebemos uma resposta.
Solicitações formais foram enviadas tanto para o gabinete do prefeito quanto para a secretária de Educação, mas permaneceram sem retorno.
A falta de comunicação amplia as preocupações e questiona o comprometimento da gestão municipal com a transparência e a resolução de problemas urgentes na área da educação local.
I Fiscalização Ordenada Nacional 2023 - TCESP - SANTA FE DO SUL - CIRLEY VOLPE LOPES PROFA EM
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