Saúde

Em Fernandópolis, ‘Janeiro Branco’ reforça cuidados com a saúde mental



Prefeitura de Fernandópolis

O mês de janeiro é tradicionalmente marcado pela cultura do recomeço, da renovação.  Pensando nisso foi criado no Brasil o ‘Janeiro Branco’, uma campanha que convida as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito dela. O movimento é um marco para uma nova reflexão acerca dos planos para melhoria da saúde mental e alcançar verdadeiramente a felicidade.
Ressalta-se que existem variados comportamentos que não estão necessariamente relacionados a uma doença mental, mas que tendem a desestabilizar o indivíduo; como por exemplo, estresse, ansiedade, nervosismo, irritação entre outros sintomas que associados podem desencadear um quadro de doença mental.
Em Fernandópolis, a rede pública de saúde conta com vários setores que dão suporte às pessoas que necessitam de atendimento e acompanhamento profissional da saúde mental. Com o ‘Janeiro Branco’, as ações cotidianas são reforçadas, a fim de que toda população tenha conhecimento dos trabalhos desenvolvidos no município.
Ao todo são treze núcleos localizados em diferentes bairros da cidade e que contam com o atendimento realizado por profissionais treinados e capacitados.    
NÚCLEOS DE APOIO
CAPS II – localizado na Rua Professor Olívio de Araújo, 08 tel: 3442-3172 (para pessoas com transtorno mental grave)
CAPS AD – Rua São Paulo, 1373, 3442-6612 (para pessoas em uso abusivo de álcool e droga)
CISARF – Rua Sergipe, 660, 3463-1539 ou 3463-1252 (pacientes que foram encaminhados das Unidades Básicas de Saúde para este especialista)
UBS Pôr do Sol – consultas psiquiátricas. 3442-5769 (pacientes que foram encaminhados das Unidades Básicas de Saúde para este especialista)
Grupos terapêuticos do NASF  – para usuários das Unidades de Saúde do Araguaia, Paraíso, COHAB Antônio Brandini, Ipanema, Uirapuru, Santa Barbara e Vila Regina (selecionados por profissionais das UBSF)
Apoio matricial do NASF – para usuários das Unidades de Saúde do Araguaia, Paraíso, COHAB Antônio Brandini, Ipanema, Uirapuru, Santa Barbara e Vila Regina (selecionados por profissionais das UBSF)
Centro Integrado de Saúde – 17 3462-3567 Psicoterapia ( encaminhados pelos médicos das unidades de saúde)
FEF – 17 3465-0000  - Psicoterapia - (por encaminhamento dos médicos das unidades de saúde
Cadip – para usuários acompanhados por este setor (doença infecto contagiosas e HIV) – 3442-7733
AME – para usuários acompanhados por este setor - 3465-3030
Lucy Montoro – para usuários acompanhados por este setor – 3463-8100
CRAS – para pessoas em vulnerabilidade social e identificado pelo técnico do CRAS à necessidade de inserir ao grupo.
CREAS – para pessoas em acompanhamento neste setor.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Saúde