Saúde

Estado de São Paulo Registra Queda em Internações por Colesterol em 2023



A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES) anunciou recentemente que, nos primeiros seis meses de 2023, houve uma redução de 6,5% nas internações hospitalares devido a doenças vinculadas ao colesterol. Enquanto em 2022, 69,2 mil pessoas precisaram ser hospitalizadas por essa razão, em 2023, o número caiu para 64,7 mil.

Essa queda é vista com bons olhos pelos médicos, uma vez que o colesterol elevado é uma das principais causas subjacentes a graves doenças cardiovasculares, incluindo o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC). Essas condições, atualmente, lideram a lista de causas de mortes no Brasil.

De acordo com dados do SUS, nos últimos três anos, 58% das pessoas hospitalizadas por complicações ligadas ao colesterol eram homens. Quando se trata de consultas e tratamentos para essas enfermidades, incluindo arterosclerose, hipercolesterolemia, insuficiências cardíaca e vascular, entre outras, o público masculino também é predominante, representando 55%.

Lilian Halcsik Sollitari Gugoni, endocrinologista do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, esclarece que o colesterol, uma combinação de gorduras, é fundamental para nosso corpo, sendo responsável por diversas funções vitais. No entanto, ela destaca a diferença entre os dois principais tipos de colesterol: o LDL, conhecido como "colesterol ruim", e o HDL, considerado "colesterol bom". Enquanto o LDL pode resultar em obstruções nas artérias, o HDL atua na limpeza e remoção dessas gorduras, protegendo contra doenças cardiovasculares.

Para manter os níveis de colesterol balanceados e a saúde em cheque, Drª. Lilian enfatiza a importância de um estilo de vida saudável. Ela recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física semanal e uma alimentação balanceada, repleta de vegetais, legumes e frutas. Em casos onde, mesmo com hábitos saudáveis, os níveis de colesterol continuam altos, a prescrição de medicamentos pode ser necessária.

Essa notícia reforça a necessidade contínua de conscientização sobre os riscos associados ao colesterol e a importância da prevenção para garantir uma vida mais longa e saudável.


RECEBA CONTEÚDO NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais pautas do dia.

Mais sobre Dinheiro

Mais sobre Saúde