Cotidiano

Estudantes da FEF promovem momento de oração na faculdade



Coordenada pelo padre Eduardo Lima, a Pastoral Universitária da Diocese de Jales, a qual a cidade de Fernandópolis faz parte, já existe há oito anos. Desde então promove ações com a participação de jovens universitários como a Missão Univida, fundada pelo padre no ano de 2012, que propõe levar os jovens ao contato com populações em risco social. Um exemplo, é a vivência na comunidade indígena da cidade de Dourados - MS, na qual os estudantes dão assistência em saúde aos índios habitantes do local, que na FEF, são orientados pelos professores Marcelo dos Santos Matos e Radila Fabricia Salles.

Por meio de formações a nível nacional que acontecem pelo Setor Universidades da CNBB, o padre Eduardo recebeu a orientação de que a Pastoral Universitária deveria promover momentos dentro das universidades, e convidou os jovens Augusto Séttemo Ferreira e Isabela Tonioli, que participaram das edições da Missão Univida, para iniciarem esse trabalho dentro das faculdades.

"Padre Eduardo se reuniu conosco para nos auxiliar como seria executado o início desse projeto. Começamos nossos momentos na Universidade Brasil, após a autorização da coordenação da faculdade. Os encontros acontecem todas as terças, no período noturno e, as quintas pela manhã", explicou Augusto.

"Já existia um grupo universitário católico em Fernandópolis, o grupo Dom Bosco, mas sem relação com a Pastoral. Conversamos com o Rosiney Ramos, coordenador do grupo e colaborador da FEF para nos ajudar nessa missão. O convite foi bem aceito e permitiu que os momentos se iniciassem na FEF após a aprovação do diretor acadêmico da instituição, realizados todas as terças no período noturno", lembrou Isabela.

A partir dessa iniciativa, Rosiney e os universitários da FEF criaram a  "Pastoral Universitária FEF", grupo de oração de jovens estudantes da instituição, que se reúnem para refletirem a palavra de Deus, cantarem e desenvolverem outras atividades religiosas.

A Pastoral Universitária conta ainda com o apoio do padre Natalino Sérgio de Araújo para a realização de momentos mensais, como as missas que acontecem na paróquia Aparecida, em Fernandópolis.

 

Na FEF, já foram realizados cinco encontros, que segundo Rosiney, contou com significativa participação de jovens. "São apenas 25 minutos, mas percebemos que mesmo cansados, às vezes tristes, desmotivados quando chegam, saem com mais energia, com mais força para continuarem. Isso nos mostra que Deus realmente age nas nossas vidas. Os momentos proporcionam ainda a criação de laços de amizades, algo extremamente positivo."

 

"Lembro-me do primeiro dia que participei, há quatro semanas atrás, a sala encheu. Senti que todos ali estavam precisando daquele momento, assim como eu precisava. Recentemente ouvi um pessoal comentando sobre ir na Pastoral, e eu fiquei muito feliz, sério! Viver essa experiência é fantástico, é como se todos nós, mesmo com tantas tribulações, inimizades, trabalhos árduos, fossemos unidos em uma só pessoa quando nos encontramos. Somos todos irmãos e iguais perante Deus. A Pastoral Universitária além de um projeto foi um sonho que está sendo realizado. Todas as terças-feiras tenho um rumo certo na hora do intervalo, e mesmo que seja por alguns minutos, eu me sinto muito bem em estar ali. Espero que continuemos nos reunindo e que o projeto cresça, se torne conhecido, para que assim cada vez mais pessoas possam sentir o que eu sinto", contou emocionada a estudante de Jornalismo, Renatha Pires.

Para os jovens que quiserem participar da Pastoral Universitária da FEF, os encontros acontecem todas as terças-feiras, às 21h, no Laboratório de Fisiologia. Na Universidade Brasil, às terças-feiras, às  20h40, na sala 80 (ao lado da clínica de Odontologia) e as quintas-feiras, às 9h40, na sala 402 (bloco azul).


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Cotidiano