Meio Ambiente

Fernandópolis participa de encontro sobre madeira



A secretária Municipal de Meio Ambiente, Estéfani Sugahara, representou Fernandópolis na 16ª edição do Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeiras, evento que aconteceu simultaneamente ao 3º Congresso Latino-Americano de Estruturas de Madeira.

O encontro foi realizado no campus da Escola de Engenharia de São Carlos. Dentro da programação, as palestras foram ministradas em inglês, português e espanhol por pessoas de referência na área. Com as ministrações e apresentações de trabalhos, os participantes puderam adquirir novos conhecimentos e buscar novas ideias a serem implantadas nos municípios.

Estéfani participou no Congresso com a apresentação de três trabalhos de sua autoria, em conjunto com o grupo de pesquisa do qual faz parte, uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação da Unesp dos Campus de Ilha Solteira e de Itapeva. O grupo desenvolveu painéis de partículas produzidas a partir de resíduos agroindustriais e madeireiros, utilizando resinas alternativas para aglomeração das partículas.

“Nos trabalhos que apresentei foram produzidos painéis aglomerados confeccionados com partículas de bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de eucalipto provenientes do descascamento das toras utilizadas por uma indústria que produz papel e celulose, pinus e resina à base de óleo de mamona em alternativa à comumente utilizada pela indústria à base de ureia formaldeído. O objetivo é a valorização dos resíduos como matéria prima, diminuição dos danos ambientais causados pela disposição inadequada dos resíduos, diminuição dos custos de produção dos painéis, utilização de uma resina menos tóxica e produzida à base de materiais renováveis para confeccionar produtos de características similares e até mesmo superiores às definidas por norma para os padrões industriais brasileiros, ações essas que contribuirão muito para a preservação do meio ambiente”, explanou Estéfani.

Sobre o evento
O EBRAMEM é considerado o mais importante fórum nacional de discussões, atualizações e divulgação de informações técnico-científicas voltadas para as ciências aplicadas à madeira. Os Encontros proporcionam a congregação de pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação e de graduação, profissionais do setor construtivo e empresários, revelando-se um veículo de aproximação entre pesquisadores, setor produtivo e setor construtivo.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Meio Ambiente