Empresa

Início na musculação requer cuidados e acompanhamento profissional



Daneska Brito/O Conceito

Na busca por qualidade de vida muitas pessoas têm encontrado a musculação como solução. A modalidade é um tipo de treinamento físico realizado para o incremento da massa óssea e a perca de gordura corporal. O exercício tem a finalidade de melhorar as capacidades físicas como força, resistência e flexibilidade.

A prática da musculação deve ser sempre acompanhada por um profissional da área, para evitar, principalmente, o risco de lesões. É sempre importante saber que deve-se iniciar devagar, e ir aumentando a carga de treino aos poucos. Cada pessoa tem um determinado tipo de treinamento, de acordo com sua fisiologia, e a frequência dos exercícios depende do objetivo pessoal. A melhora do tônus muscular, da estabilidade nas articulações, no fortalecimento dos ossos, no equilíbrio e postura, aumento de força e autoestima, são os principais ganhos da musculação.

Ao realizar o treino, é necessário levar em conta a respiração. “Para cada tipo de execício existe uma forma correta de inspiração e expiração, dentro disso existem três respirações, a livre, a ativa e a passiva. O instrutor que vai orientar o momento de cada uma delas”, disse Cainan Calixto, personal trainer da academia World Strong.

A modalidade está se tornando cada vez mais popular. De acordo com a Vigitel - Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por Inquérito Telefônico -, houve um aumento de 50% na quantidade de pessoas que relataram sua prática. Entre os anos de 2012 e 2013 a porcentagem das mulheres que faziam musculação superou a dos homens. Cerca de 19,56% das mulheres se tornaram fisicamente ativas e somente 18,46% dos homens tomaram a mesma iniciativa.

A musculação é uma atividade física que não possui grandes contraindicações, desde que o praticante leve sempre em consideração o volume e a intensidade dos treinamentos adequados.

Por ser uma atividade anaeróbica, sempre que possível deve ser acompanhada de outros exercícios, para que se feche um ciclo completo de treino. Toda atividade física deve ser realizada com roupas confortáveis e com consumo constante de água, para que assim o corpo se mantenha sempre em perfeito equilíbrio. 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Empresa