Tecnologia

O uso do WhatsApp como ferramenta de negócios



Além de ser utilizado para realizar mais de 55 milhões de ligações de vídeo diariamente, um estudo realizado pelo Reuters Institute e a Universidade de Oxford destaca o Brasil como o segundo país com maior consumo de notícias online. Levando em consideração estas informações, de que maneira sua empresa tem utilizado o aplicativo no âmbito dos negócios? Em uma simples pesquisa na internet, é possível identificar que praticamente todas as operadoras oferecem pacotes de vantagens (e gratuidades) para uso de redes sociais, incluindo o WhatsApp.

O envio de fotos, vídeos, mensagens de voz e documentos fazem com que o app seja muito mais que um serviço de troca de mensagens. Se explorados da forma certa, recursos como a “lista de transmissão” de conteúdo e grupos de usuários se tornam poderosos canais de comunicação (ou mesmo suporte para venda de produtos/serviços). Confira abaixo algumas dicas fundamentais para a utilização do WhatsApp como ferramenta de negócios:

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Não investir em divulgação nas redes sociais (bem como no WhatsApp) é de fato estar fora da internet, o que transforma seu negócio num empreendimento atrasado. Uma excelente motivação para escolher o aplicativo como canal de divulgação online é que, conforme demonstram os dados acima, parte significativa de seus futuros clientes estão boa parte do tempo conectados através do celular.

PRIVACIDADE

Uma dica fundamental para quem pretende transformar o aplicativo em canal de comunicação: o cliente deve autorizar previamente o recebimento de qualquer tipo de conteúdo (mensagens, imagens e vídeos de divulgação). Vale ainda ressaltar que o público-alvo deve ser escolhido previamente. Do que adianta divulgar sua empresa para quem não se interessa pelos seus produtos?

ATENDIMENTO

Disponibilizar um número telefônico como canal de comunicação entre a empresa e seu público requer uma total atenção para esta nova forma de atendimento. A aquisição de novos clientes e o respectivo aumento das vendas só existirá como consequência de um bom atendimento. Destinar alguém que conheça o produto/serviço e que saiba interagir com o público através do aplicativo pode ser um grande diferencial.

PROMOÇÕES E SORTEIOS

Realizar ações promocionais como forma de divulgar a empresa e prospectar novos contatos é uma ferramenta antiga, porém muito eficaz. Uma das grandes vantagens deste tipo de ação é que o participante certamente divulgará a informação com terceiros, gerando assim (de forma gratuita) o marketing indireto.
 


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