Meio Ambiente

Programa Disque Árvore planta quase mil mudas em um ano



Assessoria/Prefeitura de Votuporanga

A Prefeitura de Votuporanga, em parceria com a Saev Ambiental, lançou no início de 2017 programa para o plantio gratuito de árvores nas calçadas. No primeiro ano do serviço foram plantadas quase mil mudas. Desde o começo a campanha ganhou adesão considerável da população. O processo é simples: o morador faz a solicitação e as equipes da Saev Ambiental providenciam o plantio sem custos.

O superintendente adjunto da autarquia e responsável pela implantação do Disque Árvore em Votuporanga, o engenheiro Marcelo Marin Zeitune, destaca que a intenção do Programa não é só ampliar as áreas verdes, mas estimular junto à população o plantio de mais árvores na zona urbana. “A ampliação dos espaços verdes é uma necessidade das cidades. Hoje, por meio do Disque Árvores estamos pensando no bem estar do meio ambiente e da população, refletindo na melhoria direta da qualidade de vida”.

A execução do serviço é feita pela própria equipe de Meio Ambiente da Saev, com a abertura do quadro, plantio, adubo da muda e orientações; cabendo ao morador a manutenção da espécie.

O Superintendente Waldecy Bortoloti observa que “comércio e indústria também podem aderir ao programa e solicitar o plantio de mudas pelo Disque Árvore”.

Como funciona
O plantio pode ser solicitado pelo morador de um modo simples e rápido, pelos números de telefone 0800-771-1950 ou 17 3405-9195, ou ainda pelo atendimento pessoal, na rua Pernambuco, 4313, das 8h às 16h.

Ao solicitar o plantio, é gerada uma ordem de serviço, na qual constam as informações pessoais do interessado. Logo após, é feita uma análise por uma equipe especializada sobre a fiação elétrica existente no local. O morador escolhe entre as opções de mudas oferecidas e é feito o agendamento do plantio.

Uma equipe da Saev Ambiental leva a muda até a residência, faz a abertura do quadro na calçada e planta a árvore. A muda é adubada e a equipe da autarquia instala uma estaca de madeira, que auxilia na condução correta do tronco. A partir daí os cuidados ficam por conta dos moradores.

Espécies
Ao todo são oferecidas sete opções de mudas para o plantio em calçadas, sendo duas de pequeno porte para o lado próximo à rede elétrica: Ipê Amarelo do Cerrado e Magnólia; quatro de médio porte para o lado oposto da rede elétrica: Lofantera, Magnólia-amarela, Melaleuca e Pata-de-vaca; e a Aroeira-pimenteira, que pode ser plantada em ambos os casos.
As mudas fornecidas pela Saev provêm do Viveiro Municipal, localizado no Horto Florestal Sérgio Ramalho Matta.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Meio Ambiente