Saúde

Santa Casa intensifica controle para melhor conservação de doações



Com a grande quantidade de alimentos recebidos, a Santa Casa Fernandópolis expandiu as medidas de controle de estoque, para manter a qualidade e preservação dos alimentos recebidos por meio das “lives” solidárias e doações individuais.

No Serviço de Nutrição e Dietética (SND), uma colaboradora analisa a validade de todos os itens recebidos, organizando-os em conformidade com o tipo de item e a proximidade do vencimento, para que os alimentos com vencimento mais próximo sejam os primeiros a serem consumidos. Também são controladas a higiene e outros aspectos de conservação, seguindo os protocolos sanitários.

Segundo a coordenadora do SND, a nutricionista Rubiana Lobreghat, esse cuidado, além de atender as normas sanitárias, também otimiza a utilização dos produtos. “Nosso trabalho, no gerenciamento desses alimentos, é desenvolvido observando o que determinam as normas de acondicionamento, mas, também, como forma de retribuir todo o carinho e cuidado que foi demonstrado pelos doadores”, ressalta.

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Santa Casa Fernandópolis já recebeu cerca de 10 toneladas de alimentos não perecíveis, que podem ser armazenados por períodos mais longos e trazem menores dificuldades à conservação, podendo ficar à temperatura ambiente.

Além da quantidade recebida, outro número impressiona: o do consumo de alimentos para atender aos pacientes. Em média, são utilizadas 4,5 toneladas de alimentos por mês, que abrangem tanto os produtos não perecíveis doados, quanto as hortaliças, carnes e outros que precisam ser adquiridos pelo Hospital. Em 2019, o Serviço de Nutrição serviu um total de 225 mil refeições, uma média de 600 refeições servidas por dia.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Saúde