Saúde

Secretaria de Assistência Social mobiliza equipe para doação de Sangue



O núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis precisa, em média, de 50 bolsas de sangue diárias, o que totaliza cerca de 1.200 por mês para abastecer seu estoque a atender a demanda dos 53 municípios de sua área de abrangência. Esse número, porém, há tempos não é alcançado, sendo necessária a realização de campanhas e demais ações de motivação que atraiam o maior número possível de doadores voluntários, com o objetivo de salvar vidas.

Em plena Semana do Doador de Sangue, a Secretaria de Assistência Social de Fernandópolis mobilizou sua equipe para que se solidarizasse com a causa. Na manhã desta sexta-feira, 08, os profissionais, acompanhados pela secretária Silmara Teixeira, compareceram no Hemocentro para realizarem a doação. Na próxima segunda, 11, uma nova turma já agendou participação na campanha. No total, mais de 35 profissionais da Assistência se mobilizaram com a causa.      

Para a agente de captação de doadores, Rosangela Santos, a iniciativa da SMAS é de grande importância durante a Semana do Doador. “Atitudes como essa são muito expressivas para o Hemocentro, pois temos muita dificuldade para manter nosso estoque de sangue em alta e uma ampla necessidade diária dos municípios que abrangemos. Agradecemos de maneira especial a Prefeitura de Fernandópolis, por meio da secretaria de Assistência Social, que em grande número nos visita para participar das doações”, comentou.

“Fiquei sabendo da necessidade do Hemocentro e, de imediato, já mobilizei nossa equipe. Para minha alegria, um grande número de pessoas de prontificou e está participando desse ato voluntário. Vamos trabalhar para que esse gesto solidário se torne uma constante entre nossa equipe”, comentou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Silmara Teixeira.

“Sou doador há muitos anos e hoje fiz questão de estar presente com a nossa equipe. Parabenizo a secretaria da Assistência por essa iniciativa e todos os que se dispuseram a estar aqui”, disse Flauber Domingos, chefe de sessão.

“Vou doar sangue pela primeira vez, sempre tive vontade mas a insegurança e o medo de vir sozinha me impediam de procurar o Hemocentro. Hoje me sinto muito feliz em poder estar aqui, com meus colegas de trabalho. Estou segura de que essa iniciativa é muito importante e espero continuar doando sempre”, explanou a assistente social, Aline Gisele dos Anjos.

“Sou doador de sangue sempre que posso e hoje estou aqui para reafirmar esse meu compromisso. Já tive casos na família em que precisamos de bolsas de sangue e tivemos que captar doadores, portanto sei o quanto é essencial colaborarmos para manter o estoque de bolsas aqui no Hemocentro”, falou a assistente social, Mary Tanaka de Moraes.     

PARA DOAR SANGUE É PRECISO:   
Estar bem de saúde
Apresentar um documento oficial com foto (RG ou CNH)
Ter de 16 a 69 anos de idade (menores acompanhados dos pais)
Homem pesar mais que 50 kg e mulheres mais de 51 kg

SERVIÇOS
Neste sábado, dia 09, o funcionamento do Hemocentro para doação de sangue é de 7h30 as 16h30. Mais informações pelo telefone: 3442-5544


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Saúde