Economia

Vendas reais da indústria paulista apresentam leve recuo em outubro, mas seguem 12,7% acima do nível pré-pandemia, aponta Levantamento de Conjuntura da Fiesp



As Vendas Reais da indústria registraram quase estabilidade em outubro, caindo 0,4% com relação a setembro. Por outro lado, as Horas Trabalhadas na Produção da indústria paulista subiram 1,9% em outubro, apontando a sexta alta consecutiva da variável. No acumulado de maio a outubro, o ganho foi de 33,3%, conforme aponta o Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp, divulgado nesta quinta-feira (26/11). O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) atingiu 77,2%, aumentando 0,3 p.p frente a setembro. Esse também foi o sexto aumento seguido do NUCI. Já os Salários Reais médios caíram 0,3% em outubro. Todos os dados estão ajustados sazonalmente.

Apesar do recuo em outubro, as Vendas Reais estão 12,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), refletindo o bom desempenho das vendas da indústria a partir do mês de maio. De maio a outubro, o crescimento acumulado foi de 48,7%. O NUCI está 1,5 p.p acima do nível pré-pandemia, porém, o indicador ainda está 2,2 p.p abaixo da média histórica (79,4%), o que representa ociosidade da indústria paulista.
As Horas Trabalhas na Produção, por sua vez, estão 1,4% acima do nível observado em fevereiro. E, finalmente, o item Salários Reais em outubro ficou 3% menor do que o verificado antes da pandemia.

Sensor

De acordo com a pesquisa Sensor, a indústria de transformação paulista se manteve em recuperação no mês de novembro, quando registrou 53,8 pontos, na série com ajuste sazonal. Esse resultado é superior ao de outubro e indica continuidade da expansão da atividade industrial no mês corrente. Este é o terceiro mês consecutivo que o Sensor registra resultado positivo (acima de 50 pontos).

O item Mercado também está aquecido. O indicador saltou de 53,3 pontos em outubro para 56,4 pontos em novembro. Os números acima de 50 pontos indicam a melhora na atividade industrial.

Outro item com resultado positivo é Vendas. Em novembro, foi registrado 54,2 pontos contra 52,9 pontos em outubro. Como está acima de 50 pontos, espera-se aumento das vendas no mês.

O indicador de nível de Estoque teve leve recuo nesta medição, ao atingir 53,9 pontos contra 55,0 pontos no mês de outubro. O resultado mostra que os estoques estão sendo ajustados.

Outro resultado abaixo de 50 pontos é o nível de Emprego, que registrou 46,8 pontos em novembro, variando negativamente em relação a outubro quando marcou 48,6 pontos. Esse resultado indica expectativa de demissões na indústria paulista.

Já Investimento obteve resultado positivo em relação a outubro. O item atingiu 52,4 pontos em novembro, ou seja, um crescimento de 2,3 pontos. Resultados acima dos 50 pontos indicam aumento dos investimentos no período.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Economia