Meio Ambiente

Votuporanga ganha 23,3 mil árvores em 14 meses



Votuporanga está ficando mais arborizada. É isso o que mostra o Placar da Árvore da Saev Ambiental que aponta 23,3 mil novos plantios realizados na cidade desde o início de 2017. Deste total, 10,7 mil foram plantadas foram plantadas por loteadores em calçadas ou áreas verdes de novos bairros e outras 10,8 mil novas mudas foram plantadas pela autarquia em projetos de reflorestamento e também pelo Disque Árvore.

Nos últimos 14 meses, a autarquia vem intensificando alguns programas e serviços para o fomento da arborização urbana, a começar pelo plantio de mudas em calçadas, em áreas de preservação ambiental, praças, canteiros, nos novos loteamentos residenciais, dentre outros.

”O plantio de árvores é uma ação que favorece de forma direta a melhoria das condições climáticas nas cidades, contribuindo para a produção de oxigênio, oferecendo sombra nos dias de sol, regulando a temperatura do ambiente e reduzindo o efeito estufa. A Saev Ambiental, a partir da gestão do prefeito João Dado, tem realizado um trabalho efetivo para ampliar e estimular a criação de mais espaços verdes no município”, comenta o Superintendente adjunto da autarquia, o engenheiro Marcelo Marin Zeitune.

O Placar da Árvore foi criado em 2017 como um painel dentro do site da Saev Ambiental – www.saev.com.br e busca atualizar semanalmente a quantidade de árvores plantadas em Votuporanga, por meio de todo tipo de iniciativa.

“Além de manter a transparência dos serviços da autarquia, a implantação do Placar da Árvore, tem o intuito de estimular a expansão das áreas verdes. Uma ação muito simples e que pode ser iniciada com o plantio de uma árvore na calçada de casa”, recomenda Zeitune.

Reflorestamento
Conforme o Placar da Árvore, entre as 10,8 mil mudas plantadas até agora para o reflorestamento pela Saev Ambiental, 5.509 ocorreram no Parque Boa Vista I; 3.286 no Parque Boa Vista II; 1.289 na Área de Preservação Permanente do Córrego Boa Vista; 437 no 5º Distrito Industrial; 310 no Horto Florestal “José Ramalho Matta”; e 14 no 6º Distrito Industrial.

“Essas árvores irão contribuir com o equilíbrio ambiental, e proporcionar mais beleza ao espaço, além de conferir ao espaço, além de conferir o conforto térmico. Estamos fazendo a nossa parte pra valorizar a cidade e oferecer uma melhor qualidade de vida”, observa o superintendente Waldecy Bortoloti.

Disque Árvore
Das 23,3 mil árvores plantadas por todo município, 1.018 são resultado do Disque Árvore, programa gratuito de plantio de mudas em que o morador solicita o plantio na sua calçada e a Saev Ambiental faz o serviço. O atendimento é realizado pelos números de telefone 0800 771 1950 e 3405-9195, ou pelo Atendimento Pessoal, na Rua Pernambuco, nº 4313, das 8h às 16h.

Podas gratuitas
Além dos projetos de reflorestamento e arborização urbana realizados pela Saev Ambiental, a população de Votuporanga também conta com o serviço de poda gratuita de árvores de calçadas, numa iniciativa do prefeito João Dado, com apoio da Saev e da Câmara Municipal.
O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores logo no início da gestão e, desde então, permitiu a poda de 22 mil árvores, entre os meses de fevereiro e novembro de 2017, com uma média de 2.245 serviços prestados por mês. Em 2018, entre janeiro e fevereiro, o serviço já podou 5.122 árvores gratuitamente.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Meio Ambiente