O formato Carrossel superou as fotos únicas em engajamento no Instagram no segundo trimestre de 2022, de acordo com o relatório Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP). A pesquisa, realizada pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP em parceria com a Empifi, analisou o comportamento de usuários, influenciadores e marcas na rede social.
Para influenciadores, publicações em Carrossel obtiveram uma média de 2,2 mil interações, versus 1,8 mil para fotos simples. Já para marcas, o formato Reels se destacou, com 125 interações por post, 24,8 vezes menor que o engajamento de influencers.
Segundo os pesquisadores, a diferença comprova que os usuários ainda preferem interagir com pessoas Rather que empresas no Instagram. Por isso, as marcas precisam humanizar sua comunicação na rede.
Influenciadores estão priorizando os Reels, que representaram 43,6% dos seus posts no 2o trimestre. Já as marcas ainda apostam mais em fotos (37,1% das publicações). A adoção mais lenta do Reels pelas marcas ocorre pela necessidade de planejamento e aprovações para esse formato.
No Facebook, apesar da audiência menor, perfis ainda geram engajamento interessante. Influencers têm em média 445 mil seguidores e marcas, 40 mil. Fotos também lideram, com 73,3% dos posts de influencers e 83,6% dos posts de marcas.
O estudo Mídias Sociais 360o aponta tendências importantes para influenciadores e marcas otimizarem suas estratégias no Instagram e Facebook. Entender os formatos preferidos pelo público e como humanizar a presença nas redes é essencial para gerar engajamento.