A controvertida decisão de Elon Musk de mudar o nome do Twitter para "X" e se livrar de todos os elementos visuais associados à marca original pode custar à empresa entre US$ 4 bi e US$ 20 bi em valor de marca, segundo estimativas de agências e analistas.
A mudança anunciada por Musk no último domingo apagou anos de construção da marca Twitter, que se tornou um dos nomes mais reconhecidos das redes sociais. O logo do passarinho azul é omnipresente, e o verbo "tweetar" entrou para o vocabulário popular.
Porém, de acordo com especialistas, a nova marca "X" obrigará a companhia a reconstruir do zero essa identidade e atração cultural. Além disso, a imagem controversa de Musk já vinha afugentando anunciantes e deteriorando a percepção da marca Twitter.
Desde que Musk assumiu o controle da empresa, em outubro, analistas estimam uma queda de 32% no valor da marca Twitter. As receitas com publicidade também despencaram 50% no período.
A motivação para a mudança radical pode ser um desejo de Musk de que os usuários deixem de comparar a rede social com o que ela era antes da aquisição. Porém, a decisão é vista como irracional e egoísta pela maioria dos especialistas.
Resta saber se a força da marca pessoal de Elon Musk será suficiente para fazer o novo "X" decolar.