Negócios

Meta, Microsoft, Amazon e TomTom lançam alternativa open source ao Google Maps



Buscando quebrar o domínio do Google Maps e do Apple Maps, quatro grandes empresas de tecnologia - Meta, Microsoft, Amazon e TomTom - se uniram no ano passado para criar a Overture Maps Foundation, uma iniciativa colaborativa para fornecer um conjunto de dados de mapas de código aberto.

O grupo acaba de lançar seu primeiro grande conjunto de dados, disponibilizando gratuitamente informações sobre cerca de 60 milhões de pontos de interesse, além de dados abrangentes sobre edifícios, redes de transporte e limites administrativos.

O objetivo é permitir que desenvolvedores de todo o mundo possam criar seus próprios aplicativos e serviços de mapas e navegação sem depender das APIs pagas do Google e da Apple.

De acordo com o diretor executivo da Overture, Marc Prioleau, o conjunto de dados de pontos de interesse representa um recurso valioso anteriormente indisponível, capaz de mapear desde grandes empresas até pequenos negócios e mercados temporários ao redor do mundo.

Com esses dados abertos, desenvolvedores terão mais liberdade para criar experiências de mapas diversas e dinâmicas. A iniciativa marca uma tentativa das Big Techs de quebrar o monopólio de mercado do Google Maps e Apple Maps no setor de mapas digitais.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Mídia

Mais sobre Negócios